Patronesse
Guilhermina Cunha Lopes (1864 - 1947) compositora, cantora e musicista, nasceu em Paranaguá-PR, filha do musicista e professor Jacinto Manuel da Cunha. Experienciou em família a cultura musical expandida até Morretes-PR e Curitiba-PR, onde seu pai era violinista e regente de coral e orquestra, na Catedral Basílica Menor de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais. Guilhermina, bem como seu primo Brasílio Itiberê, foram alunos de Jacinto e mantiveram vínculos familiares, mesmo com a personalidade introvertida de Guilhermina. Em Curitiba, Guilhermina brilhou em eventos culturais no Clube Curitibano, Grêmio das Violetas e nos ofícios da Catedral. Apresentava uma memória surpreendente, ao memorizar as peças tocadas e suas composições refletiam seus momentos de felicidade e dor, quando escreveu ‘Saudades de meu filho’ para elaborar o luto do filho mais novo, Zelito. Mãe de onze filhos.
1977 - 1° Ocupante
Roselys Vellozo Roderjan (1927 - 2004) professora universitária, historiadora, musicista, conferencista, nasceu em Curitiba-PR e é neta de Dario Vellozo um dos principais expoentes da poesia simbolista no Paraná. Sua formação inclui História na Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestrado em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além de atuar como professora de História da Música na ‘Escola de Música e Belas Artes’ também atuou em atividades culturais com palestras, cursos, planejamentos pedagógicos e artísticos, trabalhos de pesquisa, apresentações públicas em Encontros, Congressos e Simpósios. Mãe de dois filhos. Alguns versos escritos em sua adolescência:
Olhos tristes, venturosos,
nem os sei como supor.
Parecem um céu azul,
Sem dele terem a cor.
Sonhadores, meigos olhos,
seguirei o vosso olhar.
Na escuridão que me segue,
sede um raio de luar.
Que mistérios ocultais,
por que este olhar profundo?
Mistérios que não se vê,
serão eles deste mundo?
Talvez eu possa afastar
de vós, tão triste expressão,
e talvez juntos possamos
almejar a Perfeição.
Publicações:
Meio século de música em Curitiba, 1967.
Cem anos de Bento Mossurunga, 1979.
Folclore/Paraná, 1981.
Raízes e pioneiros do planalto médio, 1991.
Os Curitibanos e a formação de comunidades campeiras no Brasil meridional, 1992.
Estórias de Antonina (organização), 1996.
Comissão Paranaense de Folclore - 50 anos, 1998.
2006 - 2° Ocupante
Dalilla Wachelke Morgenstern (1932 - 2023) musicista, pianista, nasceu em Curitiba-PR, iniciando seus estudos no Instituto de Música do Paraná Menssing, prosseguindo na Escola de Música e Belas Artes do Paraná, onde realizou o Curso superior e pós-graduação em ‘Virtuosidade’. Posteriormente emigrou, nessa mesma escola, para a categoria de Docente, exercendo o cargo de Professora Titular das disciplinas ‘Teoria e Solfejo’ e ‘Leitura à Primeira Vista'. Foi Conselheira da Ordem dos Músicos do Brasil no Conselho Regional do Paraná, durante onze anos. Dalilla Wachelke Morgenstern apresentou-se em inúmeros recitais como solista, camerista e acompanhadora em Curitiba e em várias cidades do Paraná. Apresentou-se também na Rádio PRB-2, exibindo o álbum ‘Curitiba em Valsas’, quando foi considerada pelo maestro Bento Mossurunga, como “Intérprete Absoluta”. Participou ainda de inúmeros festivais, concursos e concertos. Entre várias homenagens, Dalilla Wachelke Morgenstern, foi considerada em 1996 pelo Conselho Estadual da Mulher, ‘Mulher Pioneira do Paraná’. Organizou e dirigiu o Coral da ‘Sociedade Amigos da Música de Paranaguá’ e recebeu a ‘Comenda Bianca Bianchi’ em comemoração ao centenário de nascimento na ´Sala Bianca Bianchi’ em 2004. Mãe de quatro filhos.
Publicações:
CD ‘Curitiba em Valsas’, 1998.
Teoria Musical: prelúdio e desenvolvimento, 1998.
2024 - 3° Ocupante
Liana Marisa Justos nasceu em Ponta Grossa-PR, musicista e professora, é filha do escritor Oldemar Justus. Iniciou os estudos de piano, aos 5 anos de idade, com a professora Eulália Werneck e aos 7 anos ganhou seu primeiro piano. Em Curitiba, continuou os estudos no Conservatório de Música Prof. Raul Menssing, com a profa. Natália Isfer, onde concluiu o Curso Superior de Piano em 1967. Estudou balé com o grande Prof. Tadeu Morozowicz, que criou o ‘Balé Thalia’. Sua formação acadêmica iniciou no Colégio Sion; concluiu em 1973 Licenciatura em Música, pela Faculdade de Artes do Paraná (FAP); Especialista em História da Música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, diplomada em 1996 com ‘grau A’ com a monografia: “Catálogo Temático de Henrique de Curitiba” em português e inglês, foi publicado e faz parte do acervo da Biblioteca do Congresso Nacional, em Washington e da Biblioteca da Julliard School, em Nova York, pela importância e a relevância deste compositor brasileiro; Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) titulada em 2002 com ‘grau A’ com a tese: “Práticas, Plateias e Sociabilidades Musicais em Curitiba nas Primeiras Três Décadas do Século XX”. Sua produção literária envolve trabalhos apresentados em Congressos, artigos em jornais e livros. Começou a trabalhar como educadora musical na Escola Tia Nilza, para crianças especiais, organizando uma banda musical, com apresentações no Clube Curitibano, Graciosa Country Club e Passeio Público; desenvolveu um trabalho musical com alunos deficientes visuais da AFAN e com crianças da APAE. Em 1994, juntamente com Clarice Miranda, criou em Curitiba, o ‘Curso de Formação de Plateia em Música Clássica’ com o desejo de disseminar conhecimentos desta arte. Por 8 anos o curso foi realizado nos Centros Culturais do Banco do Brasil de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, e em edições do Circuito Cultural do Banco do Brasil levando conhecimentos de música para todas as capitais do Brasil, escolas da periferia de São Paulo e pelas Ruas da Cidadania de Curitiba; através da FIEP, o curso percorreu várias cidades do Paraná. Em Miami, ministrou curso no Centro Cultural Brasil-Flórida; ministrou curso de Música Sacra no Studium Theologicum Claretiano, em Curitiba. Curadora musical e palestrante no ‘Projeto Bravíssimo’, dirigido pela Unicultura. Em 2014, redesenhou sua maneira de ensinar criando o curso on-line ‘Encontros de Música Clássica’ - também presencial -, para o desenvolvimento da escuta musical e atualização permanente dos alunos, com a ideia de formar futuras plateias com os grandes nomes da música clássica nacional e internacional. Está registrada na proeminente rede social ResearchGate, com sede em Berlim, voltada a profissionais da área de ciência e pesquisadores. Recebeu ‘Votos de Louvor e Congratulações’ e ‘Prêmio Cultura e Divulgação’ da Câmara Municipal de Curitiba; ‘Prêmio Escalada Feminina’ da Câmara Municipal de Comércio Feminina. Mãe de dois filhos.
Publicações
Formação de Plateia em Música, 1999 e 2000.
Henrique de Curitiba: catálogo temático (1950-2000), 2002.
Orquestra: histórico, regência e instrumentos, 2011.
Orquestra: perguntas e respostas, 2013.
Música Clássica: formando novas plateias, 2023.
Fonte:
1- Acervo histórico da Academia Feminina de Letras do Paraná.
2- Oito Décadas - Centro Paranaense Feminino de Cultura, 2018.
Post elaborado por Tereza Karam, ocupante da Cadeira n° 28 e Diretora de Comunicação na Gestão 2024 - 2026.
Fonte: https://ancestors.familysearch.org/en/LZS9-VK9/guilhermina-da-cunha-1864-1948
A música como alimento para alma! Mulheres Paranaenses construindo história!