"Ingênua criança", disse meu irmão.
"Onde poderás achar uma rede bastante grande para apanhar a lua?"
Rabindranath Tagore
Personalidade destacada na comunidade curitibana, Kazuco Akamine tem seu nome ligado a instituições sociais e culturais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde tem pontificado nas diretorias de associações culturais, filantrópicas e de representatividade de mulheres profissionais. Destaque da Alta Costura paranaense e promotora de dezenas de desfiles para colaborar com entidades filantrópicas, Kazuco nos apresenta, agora, seu livro de poemas "Laçando a Lua". Nada surpreendente, pois ela, mulher culta e competente, sempre demonstrou sensibilidade para as artes e para a beleza.
Desde o título, seu livro é um caminhar sobre uma flutuante linha simbólica que permite ir para além do arco-íris nas asas ligeiras de uma libélula, num próximo átimo-instante estar galgando um penhasco em busca da "edelweis" e, no instante seguinte, assumir uma vibrante paixão e se ajeitar nos braços de um cavaleiro andante ou nas emoções de um grande amor.
Os poemas revelam a interação da autora com a natureza na sua expressão maior, tanto na fauna como na flora, cenário sempre envolvente e integrado em cada apresentação contextual dos seus escritos. Apresentando a natureza como força vital, arte e ornamento, seus poemas levam o leitor ao perfume das flores e ao veludo das plumagens.
O mundo onírico da autora e a sua realidade de firmes tradições orientais destacam-se nas múltiplas tessituras dos seus poemas, pela força da paixão e pela espiritualidade do amor.
Laçando a Lua terá, certamente, lugar destacado na bibliografia paranaense.
Chloris Casagrande Justen, é ocupante da Cadeira n° 26 na Academia Feminina de Letras do Paraná
AS GAIVOTAS
Convoquei as gaivotas para rodear o meu amor!
Sei lá de onde, tantas vieram.
No bico de onze delas, coloquei uma orquídea.
As outras, às centenas, retiraram as pétalas
De um crisântemo branco
E as demais, das violáceas.
Prometeram- me que, quando meu amor
Estiver de olhar distante,
Imerso no mar,
Derramarão sobre ele,
Suave cascata de pétalas perfumadas.
Kazuko Akamine é ocupante da Cadeira n° 29 na Academia Feminina de Letras do Paraná
Inspiração pura, vinda da natureza e da sensibilidade da poetisa